Tiê-Sangue

O belíssimo pássaro aí das fotos, um legítimo Tiê-Sangue, já tinha me acompanhado nas corridas diárias lá na Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha, aqui no Rio. Várias vezes tentei fotografá-lo, mas em vão, a ave é arisca e não gosta de muito papo. Hoje, surpreendentemente, três deles pousaram em uma árvore na beira da trilha e fizeram pose para um grupo de turistas chineses. Eu vinha logo atrás, parei e não acreditei: demorei para ativar a Sony, não consegui me posicionar bem e, como era de se esperar, a animação chinesa acabou assustando os bichinhos e as fotos não ficaram boas…

O Tiê-Sangue ou Ramphocelus bresilius dorsalis, também conhecido como sangue-de-boi, tiê-fogo, chau-baêta e tapiranga, é considerado ave símbolo da Mata Atlântica. Aliás, vale ler mais sobre ele no Wiki Aves e no Pássaros Silvestres, onde é possível ouvir o seu canto.

DSC09993

Fotos: Carlos Emerson Junior

3 comentários em “Tiê-Sangue

  1. Ele é lindo, quando subi o Morro da Urca pude vê-lo também pela trilha, mas não se deixa fotografar com facilidade. Bom mesmo é ter aquelas máquinas profissionais que fotografam a mais de 300 metros, mas ai o risco é outro. Belo tiro! Aqui nem as Saíras consigo fotografar. Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s