Era uma vez uma tartaruga

Ah, minha querida tartaruga, você não merecia isso. Logo agora, na véspera de um dos maiores eventos do planeta, quando todos os olhares estarão voltados para a cidade do Rio de Janeiro, você se enroscou numa rede de pesca, encalhou nas pedras do paredão da Urca, a maré baixou e, sem saída e socorro, morreu.

Pois é, eu sei que sua família vive nessas águas imundas da Baia da Guanabara há mais de 110 milhões de anos. Reconheço que um dos motivos da ameaça de extinção de sua espécie é o lixo que, sem nenhum pudor descartamos de qualquer maneira em nossos rios e esgotos, envenenando sua alimentação.

Adianta pedir desculpas? Ontem, quando encontrei seu corpo inerte, fui tomado por um grande sentimento de culpa, dor e impotência, da mesma maneira como todas as outras pessoas que ali passavam e viam a cena.

Hoje, voltei lá e seu corpo já havia sido removido. No entanto, como a a imbecilidade humana não tem limites, o mar, desta vez, estava todo manchado de óleo combustível, derramado de algum navio ou barco que navegou pelas imediações. Mais mortes à vista.

Tartarugas, gofinhos, cavalos-marinhos, peixes de todas as espécies, criaturas do mar, perdão. A Baia era de vocês e tanto fizemos que o paraíso virou uma imensa lixeira que mais cedo ou mais tarde vai acabar com nós mesmos, bípedes irracionais, irresponsáveis e irremediavelmente sem nenhum futuro.

oOo

Leia mais sobre as tartarugas:
Sea Shepherd Brasil
Projeto Aruanã
Projeto Tamar
Instituto de Arquitetos do Brasil

4 comentários em “Era uma vez uma tartaruga

  1. Uma pena mesmo, adorava vê-las de um praia do outro lado da baía chamada Adão e Eva que ficava em direção a entrada do forte/fortaleza de Santa Cruz em Niterói. Lá também foram sumindo e aparecendo no local alem da marginalidade o lixo urbano. Uma pena mesmo. 😦

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s