Fumar já era

Você ainda fuma? Pois é, sinto informar que a partir da próxima quarta feira, dia 3 de dezembro, acender um cigarro será quase um ato de coragem e persistência, principalmente diante das restrições da Lei Antifumo, aprovada em 2011 e regulamentada em maio deste ano.

As normas são duras: é proibido fumar em locais coletivos públicos ou privados, ambientes parcialmente fechados por uma parede, divisória, teto ou toldo ou nos fumódromos, que seráo extintos. Fica proibida a propaganda de cigarros e sua exposição tem que ser acompanhada por mensagens sobre os males provocados pelo fumo. Aquelas fotos pavorosas de alerta, agora aparecerão em 100% da face posterior das embalagens e em uma de suas laterais.

As penalidades para quem descumprir a lei são rigorosas e, no final das contas, você só pode mesmo fumar com tranquilidade na rua, ao ar livre ou em sua casa. Como um não fumante desde 1978 e conhecendo bem os malefícios do fumo, inclusive os danos causados pelo fumo passivo, aplaudo a medida. Alias, leia mais sobre a Lei Antifumo aqui.

Que me perdoe Humphrey Bogart (ele próprio vítima do cigarro) e não me queiram mal, queridos amigos ainda fumantes.

Fumar já era.

Foto: Casablanca (Warner Brothers)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s