Os vândalos não estavam aqui

Nem em meus piores momentos de pessimismo total pensei que fosse assistir ao caos que se formou ontem no Rio, depois de um descarrilamento de uma composição da Supervia, perto de São Cristóvão. O completo despreparo e incapacidade da concessionária, a falta de um plano de contingência das autoridades estaduais e municipais e a omissão das agências reguladoras só não produziram uma tragédia porque a população, com o apoio da mídia, se ajudou como pode.

Acidentes acontecem, é claro, mas a maneira como reagimos a ele é que faz toda a diferença. A segurança de mais de 600 mil usuários dos trens foi colocada em risco pela inércia de uma empresa inexplicavelmente considerada intocável pelo governo do estado, apesar de prestar um péssimo serviço. Ouvir o secretário estadual de transportes “explicar” que a composição acidentada tinha mais de 30 anos de idade e que a culpa foram décadas de abandono – esquecendo-se de que ele mesmo ocupa esse cargo há sete anos – soou como uma bofetada no rosto da população.

Nenhum trem foi incendiado, nenhuma estação depredada, nenhum funcionário agredido. Os passageiros seguiram a pé, pela linha do trem, procurando uma saída para chegar ao trabalho. Indignados, humilhados mas, acima de tudo, solidários. Solidariedade que faltou ao governo do estado e a Supervia.

Os vândalos estavam nos gabinetes refrigerados do Palácio Guanabara.


Fotos: O Globo, Extra, Estadão, O Dia, Uol, Terra

6 comentários em “Os vândalos não estavam aqui

  1. Mais uma vergonha para nossa coleção! Como disse o Mariel, realmente dá medo da gota d’água. O povo já está saturado de tanto desdém, de tanta irresponsabilidade, de tanta corrupção. A hora que essa bolha estourar, vai sobrar para todos! Aí é que mora o perigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s