Possivelmente você ainda não assistiu Sudoeste. E nem sabe o que está perdendo… Lançado comercialmente em 2012, é um filme brasileiro premiadíssimo: venceu o Prêmio Andrei Tarkovski no Festival de Zerkalo 2012, na Rússia, os Prêmios de Melhor Filme na opinião da Crítica e do Júri no Festival do Rio em 2012, Prêmios de melhor Atriz (Simone Spoladore) e Melhor Atriz Coadjuvante (Dira Paes), no Cinema Brasil Grand Prize 2013, em Petrópolis, RJ, Prêmio Melhor Contribuição Artística, no Festival do Filme de Havana 2011 e por aí vai.
Só tomei conhecimento de Sudoeste na semana passada, quase que por acaso, quando foi exibido na TV Brasil. Foram duas horas e dez minutos de encantamento e admiração. A história de Clarice, que nasce, cresce, envelhece e morre no mesmo dia, em um vilarejo perdido às margens de algum lago salgado na Região dos Lagos fluminense, é hipnótica e fica dramática com a belíssima fotografia em preto e branco e a resolução horizontal e incomum da tela, esticando as paisagens estéreis e os personagens sem futuro.
Um filme para quem gosta de cinema que faça pensar, discutir e se apaixonar. O trailer está logo abaixo e a crítica do Thales de Menezes, editor da Folha Ilustrada pode (e deve) ser lida aqui.
Para os antigos fãs de Tarkovski, uma grande descoberta.
Do Tarkovski eu vi Solaris e O Sacrifício. Dois filmes sensacionais, sendo que Solaris é um pouco arrastado. Anotado aqui, vou procura ver esse Sudoeste.
CurtirCurtir
Marcus, Sudoeste está passando no Canal Brasil (66, na NET e 55, na Sky). No site deles, http://canalbrasil.globo.com/, dá para achar as datas de exibição. Por exemplo, amanhã, dia 5, passa às 09 da matina. Um abração.
CurtirCurtir
Republicou isso em reblogador.
CurtirCurtir
eu consegui baixar e vou assisitir pela sua indicação…. mas parece ser fantástico
CurtirCurtir
Valeu, Adriano Saldanha. Depois você conta o que achou. Um abração.
CurtirCurtir