Pega ladrão!

DSC00552

Avenida Atlântica, terça-feira, dezoito e trinta da noite, calçadão cheio de gente quando, do nada, na altura da Figueiredo Magalhães, surge um bando com cerca de trinta menores, meninos e meninas, todos com os chinelos nas mãos, andando rapidamente, procurando cercar algum incauto para roubar um celular, carteira ou até mesmo uma corrente.

Como eu estava correndo no sentido oposto, correndo continuei e até acelerei passando incólume mas, alguns desavidados se viram no meio da turba. Em volta nenhum policial ou guarda municipal. Curiosamente, nem mesmo as patrulhas que estacionam na calçada central. A sensação de insegurança e frustração foi muito forte. Como que por acaso, desabou um chuvão, esvaziando a praia. Só assim pude continuar minha corrida em paz.

O jornalista Gilberto Scofield Jr., em sua coluna de hoje, no Globo, faz um relato parecido: “rodei este fim de semana por ruas da Zona Sul, sol tipo verão, e fiquei chocado com os bondes de pivetes que claramente (ainda) rodam as ruas dos bairros para atacar incautos. A PM devia estar mais esperta nisso. Dá para ver o bando a quilômetros.”

Quem mora no Rio sabe muito bem que a política de segurança da UPP fracassou quando o governo não investiu como devia nas comunidades e deixou a bandidagem à solta. Agora está com um problemão nas mãos, já que o policiamento disponível não é suficiente para proteger toda a cidade. Como era de se esperar, a antiga sensação de insegurança está de volta.

Pois é, será que algum dia encontraremos alguém sério, honesto e que, acima de tudo, ame o Rio de Janeiro? Votaremos nele?

Cartas para o blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s