Barlavento

w_h_20080707181644

Em algum ponto da década de 80, no século passado, eu resolvi velejar. Um amigo deu a maior força e lá fomos nós, todos os sábados, cruzar as águas da Baia da Guanabara, conduzindo um veleiro, tal qual dois marinheiros aprendizes, maravilhados com o silêncio e a arte de usar as águas e o vento para ir a qualquer lugar.

Não importava se o dia estava claro e o mar de almirante. Ou se a chuva e o vento sudoeste traziam ondas escuras, jogando o barco para cima e para baixo, com a visibilidade quase caindo a zero. A pior parte, sempre, era quando chegava a hora de retornar ao cais, manobrar e lançar as amarras: significava que a magia estava encerrada.

Em terra aprendemos termos náuticos, uma linguagem completamente diferente e ao mesmo tempo universal. Palavras como adriças, barlavento, sotavento, bombordo, boreste, popa, proa, escota, genoa, mestra, balão, moitão, quilha, guarda-mancebo, estai, brandai, cana de leme e leme só soam naturais dentro de um veleiro. Seu lugar é ali.

Os anos se foram e os dias de vela terminaram ficando como uma boa lembrança. Vários amigos continuam no mar e hoje tenho dúvidas se deveria ter me afastado tanto do litoral, ficando a sotavento de minhas origens.

Barlavento e sotavento se referem ao lado da embarcação de onde e para onde o vento sopra. Geograficamente é como o ar em direção a uma montanha, forçado a subir, condensando-se e provocando chuva. Após passar seu cume, já sem umidade e aquecido, desce. Por isso é comum encontrar florestas a barlavento e áreas mais áridas a sotavento.

O vento que enche a sua vela vem de longe e, bem manejado, coloca o barco em movimento. Navegar bem é uma arte e um ofício que exige dedicação e conhecimento. Um blog, por sua vez, precisa de conteúdo, muitas crônicas, artigos, fotos, vídeos, contos e poesias para manter seu rumo.

Que seja a barlavento, pois.

2 comentários em “Barlavento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s