Imagine só: você está tranquilão (ou tranquilona) na praia, resolve dar um mergulho, faz pose para os paparazzi e TCHIBUM!!!, mergulha no mar com a sutileza de um… brasileiro (ou brasileira), vira o corpo, sobe para a superfície, tira a água do rosto e dá de cara com uma foca, paradona, só olhando sua “exibição”.
E agora, o que fazer? O bicho é grande, tem pelo menos 1,70m de comprimento e deve pesar uns 100 quilos. Será que foca morde? Devo falar alguma coisa com voz de criança, fazer cafuné ou nadar o mais rápido possível na direção oposta? Para sua sorte, humanos não estão na cadeia alimentar das focas e aí basta se afastar tranquilamente.
A cena é insólita mas aconteceu mesmo com minha filha que está morando em Vancouver, no Canadá. A diferença é que ela mergulhou de um barco e nem raciocinou quando deu de cara com o focídeo: saltou de volta para dentro da embarcação! Ah sim, para piorar, o mar estava quase congelado e o bicho nem te ligo, continuou seu caminho, possivelmente achando que os humanos são muito estranhos…